Avenida Campo Grande - nº 608 - Centro - Bataguassu/MS - CEP: 79780-000
(67) 3541-1096
carlinhos@escritoriocontabilpaes.com.br
Reni Campos de Araújo, n 694 - Centro - Santa Rita do Pardo/MS - CEP: 79690-000
(67) 3591-1729 / 3591-1068
(67) 99961-1096
Em mais um passo para a implementação da Reforma Tributária, a Receita Federal liberou, nesta quarta-feira (17), o acesso aos dados da apuração assistida da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) em ambiente de testes. A novidade é a disponibilização dessas informações via API (Interface de Programação de Aplicações), permitindo que os sistemas de gestão das empresas “conversem” diretamente com os dados do Fisco.
O objetivo da medida é garantir que os contribuintes validem seus cálculos e cruzem informações de forma automatizada e em formato legível por máquina, reduzindo erros antes da entrada em vigor do novo modelo tributário.
Fase de testes e restrições
Neste momento, a funcionalidade opera em “produção restrita”. Isso significa que:
Cronograma para 2026
Para as empresas que não fazem parte do grupo piloto, a espera será curta. A Receita Federal confirmou que o acesso à API será liberado para os demais contribuintes em janeiro de 2026. A partir dessa data, o sistema passará a operar com documentos fiscais reais (ambiente produtivo), integrando definitivamente o ecossistema da Reforma Tributária do Consumo.
Como acessar o serviço
As empresas autorizadas devem acessar o Portal do Piloto RTC—CBS e selecionar a opção “Gerar Credencial para API”. No local, é possível obter as chaves de acesso e a documentação técnica necessária para a integração dos sistemas.
O órgão informou ainda que procuradores digitais também podem gerar suas próprias credenciais, desde que estejam devidamente representando a empresa no portal antes da solicitação das chaves.
Venha fazer uma parceria de Sucesso! Encontre em nossa empresa tudo o que precisa.
Interaja conosco pelos nossos perfis e saiba de todas as novidades.
Desenvolvido por Sitecontabil 2026 | Todos os direitos reservados